We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

passagens

by Desmarques/Leiner

supported by
  • Streaming + Download

Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

9.
passagem 08 12:08

about

“passagens” é o resultado de uma sessão de improvisação na casa de Desmarques, aproveitando mais uma passagem da música e artista brasileira Laura Leiner (aka LauraL) por Lisboa. Os dois guitarristas cruzaram-se pela primeira vez quando as suas bandas, dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS (aka dSCi) e Músicas intermináveis para Viagem (aka M.i.p.V.), partilharam o palco no dia 1 de Maio de 2012 em Berlim, cidade onde Laura reside desde 2009 e onde tem desenvolvido projectos nas áreas de concert-installation, sound art, dark ambient, música experimental e curadoria. Após outras passagens por Portugal, LauraL foi recebida em Dezembro de 2018 pela Associação Terapêutica do Ruído (ATR), entidade informal e paralela aos dSCi da qual Desmarques é membro activo e regressou para uma passagem mais longa no final de 2020, início de 2021, altura em que além de ter participado em mais um evento da ATR, se deu também esta colaboração entre os dois músicos.
Foi assim que numa bela tarde de Janeiro de 2021 se juntaram a improvisar umas passagens musicais, Desmarques servindo-se da sua guitarra portuguesa electrificada com efeitos e Leiner utilizando electrónicas e uma velha guitarra acústica com microfone de contacto e diversos objectos e efeitos. Foi também a primeira vez que tocaram juntos e todos os temas são improvisações ao estilo “Echtzeitmusik“ (composição em tempo real). Gravadas com um gravador digital em estéreo, as “passagens” estão na sequência em que foram criadas e depois de cortadas e misturadas por Laura em Berlim são agora editadas pela ATR com capa da autoria de Raf Cruz, designer e artista português especializado em colagens.

vídeo por Laura Leiner: www.youtube.com/watch?v=BILn87xBu1E

LauraL: soundcloud.com/laural-musik
M.i.p.V.: mipv-musik.com / mipv.bandcamp.com
dSCi: duassemicolcheiasinvertidas.bandcamp.com